e ouvidoria

sexta-feira, março 20, 2020

Nota Técnica da Vigilância Epidemiológica

No intuito de manter transparência nos dados sobre o enfrentamento ao coronavírus em Itabirito, a Vigilância Epidemiológica informa:

Nota Técnica da Vigilância Epidemiológica

Desde fevereiro de 2020, foram investigados 16 casos. A maioria teve a suspeita descartada, após entrevista sobre dados clínicos e epidemiológicos (sinais e sintomas, duração do período de incubação, duração da fase gripal, além da existência de outros quadros que explicam os sintomas, como rinites e alergias).

Desses 16 casos, seis foram apenas dúvidas, sem histórico algum de exposição nem de sintomas (pessoas que estavam assustadas e queriam ser examinadas, mas não apresentaram nenhum sintoma nem histórico que justificassem a suspeita).

Dos 10 casos que mereceram entrevista detalhada, apenas dois pacientes se mantiveram como suspeitos (não foi possível excluir hipótese de Covid-19) e tiveram amostras colhidas para exames. Um deles já descartado, outro aguardando resultados (expectativa de receber os resultados até dia 25 de março).

Há um outro caso notificado como suspeito em Belo Horizonte, mas o endereço de residência é de Ouro Preto (erro na informação da cidade de residência apontou para Itabirito).

Várias pessoas (familiares e contatos dos casos suspeitos) foram orientadas a manter isolamento respiratório, mesmo sem caracterizar qualquer sintoma aparente de Covid-19. Vale ressaltar que a forma de lidar com doenças de transmissão respiratória mudou: a Vigilância Epidemiológica está mais rigorosa na indicação de isolamento e cuidados gerais.

Portanto, nesta sexta-feira (20), Itabirito tem 10 casos suspeitos, nove descartados e um paciente aguardando resultado de exame.