e ouvidoria

quinta-feira, maio 14, 2020

Máscaras de proteção devem ser usadas em transportes particulares e intermunicipais

Prefeitura alerta para o cuidado em todos os trajetos

A obrigatoriedade das máscaras de proteção se aplica a todos os serviços de transportes disponíveis em Itabirito, nos trajetos dentro e fora da cidade.

A Prefeitura destaca a importância da utilização deste e de todos os métodos de prevenção, tanto nos ônibus de circulação municipal, carros de aplicativos, táxis e, principalmente, transportes intermunicipais.

De acordo com os dados, Belo Horizonte apresenta casos de infectados e óbitos por covid-19. Quem precisa ir até a capital mineira, deve utilizar as máscaras durante todo o trajeto e permanência no local, como forma de evitar qualquer possibilidade de contágio.

Passageiros que fazem o trajeto Ouro Preto para Itabirito, passando por Amarantina e Cachoeira do campo, também devem ficar atentos. A atenção também de estende aos passageiros do trajeto Ouro Branco.

Medidas como higienização das mãos após a entrega dos bilhetes, manuseio de cartões e cédulas, toque nos objetos internos dos veículos e, evitar, quando possível sentar muito próximo a outros passageiros também são prioridade.

A forma de contágio do covid-19, além de simples, acontece de forma rápida. São elas: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Por se tratar de ambientes menores e, em sua maioria, fechados e com pouca circulação de ar, o cuidado deve ser redobrado. Cumprindo todas as determinações de proteção, as chances do contágio diminuem.

A população tem também o dever de informar cidadãos, estabelecimentos, motoristas e funcionários. Caso perceba irregularidades nestes serviços, aja como fiscal e denuncie, de forma anônima, através do telefone (31)3561-2412. É dever de todos os órgãos públicos e sociedade combaterem, de forma segura e responsável, a disseminação do contágio no município.