quarta-feira, dezembro 11, 2019

Geloteca: conheça o projeto que incentiva a leitura em Itabirito

Ideia é fazer a troca de livros em geladeiras recicladas e instaladas nas praças da cidade.

Geloteca: conheça o projeto que incentiva a leitura em Itabirito

Iniciativa da Prefeitura de Itabirito promete incentivar a leitura na cidade. São as Gelotecas! Carcaças de geladeiras foram recicladas e decoradas para se transformarem em um local atraente para armazenamento de livros e revistas. As primeiras estão instaladas nas praças Coronel Baeta (Rodoviária Velha) e 1º de Maio. “É uma grande novidade que estamos espalhando por toda Itabirito, incentivando a leitura e inserindo cultura para todos”, destaca Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

A iniciativa consiste na retirada e doação de livros na Geloteca. A população não precisa de inscrição, carteirinha ou algo similar para pegar os livros. E, para quem deseja doar, basta deixar as obras na Geloteca mais próxima. “Esse projeto nasceu da percepção de que a leitura é um poderoso instrumento de transformação social. Além das duas já instalas, a intenção é levar as geladeiras para outros pontos de visibilidade, inclusive em áreas rurais do município”, ressalta Gláucia Baêta, idealizadora do projeto.

Para quem já conhece o projeto, adorou a iniciativa em Itabirito. “Uma ideia bem legal que já vi em outras cidades. Muito interessante, pois incentiva a leitura além da facilidade do acesso aos livros”, opina Nathália Santos, que estava na Praça Coronel Baeta, onde fica uma unidade da Geloteca. “Uma ótima ideia, que incentiva a todos a ler. As pessoas passam na praça, pegam um livro e começam a ler; com isso, além de incentivar a leitura, elas também se distraem um pouco, antes do ônibus chegar”, afirma Paulo Roberto Macedo, vendedor de picolés.

As geladeiras foram customizadas pelos artistas plásticos de Itabirito: Dayana Marques dos Santos, Pedro Henrique e Leléu Tatoo. Ainda é possível ser um parceiro do projeto, com a doação de livros, tinta e de carcaça de geladeiras, que serão usadas para a ampliação do projeto. Mais informações com Gláucia Baêta, pelo telefone 31 99269-4932.