quarta-feira, janeiro 24, 2018

Cultura gaúcha: apresentação ganha aplausos em Itabirito

A população de Itabirito teve a chance de conhecer a cultura gaúcha por meio do projeto São Sebastião do Caí em ‘Canto e Dança’. A apresentação, organizada pelo Centro de Tradições Gaúchas Lauro Rodrigues, reuniu grande público na sexta-feira, dia 19 de janeiro, na sede do Clube da Melhor Idade (Clumi).

Itabirito foi o sexto ponto de parada do grupo, que está em sua segunda jornada por Minas Gerais. “Apresentamos diversas danças, a chula, declamação, fizemos uma interação com o público na dança chamada Polonaise. A gente quer mostrar para o povo mineiro a cultura gaúcha, que é muito bonita”, exaltou a patroa do CTG Lauro Rodrigues, Carla Variani.

Itabirito foi ponto de parada do grupo em jornada por Minas Gerais (Créditos: SECOM/PMI)

O secretário de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito, Ubiraney Figueiredo, valorizou a oportunidade. “Os centros de tradições gaúchas (CTGs) estão espalhados Brasil afora. Isso é muito importante, porque é raiz, é cultura, é a voz do povo por meio da música, da dança. Essas manifestações precisam ser valorizadas. Parabéns a vocês”, destacou durante a abertura.

População teve a chance de conhecer a cultura gaúcha  (Créditos: SECOM/PMI)

População teve a chance de conhecer a cultura gaúcha (Créditos: SECOM/PMI)

Sentimento compartilhado com a população. Aplausos e sorrisos no rosto foram constantes ao longo da apresentação. “Evento muito bom. A apresentação foi linda, bacana demais. Foi a primeira vez que assisti, gostei de ver a valorização da cultura deles”, avaliou Narci Geraldo da Silva, do bairro Santa Rita.